Desligamento emocional é tema de palestra no encontro especial das famílias do Cadeq

Atualizado: 22 de mai. de 2019


O assunto será abordado pelo psicólogo clínico Leonardo Paterlini


O Centro de Apoio, Desenvolvimento e Qualificação (Cadeq) promove palestra especial nesta segunda-feira (27), a partir das 19h, com o tema “Desligamento emocional – uma saída da codependência”. O psicólogo clínico Leonardo Paterlini vai compartilhar informações e experiências sobre o assunto. Será no Centro de Referência do Idoso (Rua Dr. Fernando Costa, 181), na Vila Santa Rosa, em Cubatão/SP. O evento faz parte do Projeto de Atendimento às Famílias que toda última segunda-feira do mês convida um palestrante para interagir com o pessoal atendido pelo projeto.


O presidente do Cadeq, Severino Correia (Sivuca), destaca que esta palestra é interessante não apenas para o público que lida com a dependência química, como codependente ou adicto, mas também aos profissionais de psicologia, assistentes sociais e outras profissões, além do público em geral interessado no assunto. Estas reuniões especiais são o momento propício para a comunidade conhecer um pouco melhor o trabalho desenvolvido com as famílias de dependentes químicos atendidas pelo Cadeq.


Já para Alessandro Oliveira, psicólogo do Centro, as palestras mensais dos profissionais convidados representam um importante instrumento de capacitação para as famílias que lidam com dependência química no seu meio.


Desligamento emocional – O que, em um primeiro momento, pode transmitir um conceito de ausência de sentimentos por algo ou alguém, na verdade vem desenvolver a capacidade de lidar com uma situação prevalecendo mais a razão do que a emoção. Isto significa agir de forma racional e madura diante dos problemas que possam surgir em nossas vidas, como o relacionamento com dependentes químicos na família, por exemplo. Esta forma de agir vem ao encontro das necessidades de quem sofre com o transtorno da codependência, que é um termo usado na área de Saúde para descrever o comportamento de pessoas fortemente ligadas emocionalmente a outras e que, por conta disso, desenvolvem uma dependência psicológica que faz com que deixem de viver a própria vida para viver a do outro.


A codependência deixa a pessoa fragilizada emocionalmente, o que acaba levando-a a tomar atitudes equivocadas e que podem potencializar o problema ao qual quer sanar. O desligamento emocional parte do princípio de que a pessoa deve primeiramente “cuidar do eu” e se fortalecer emocionalmente para depois ter as condições psicológicas de enfrentar o problema. Desta forma, aí sim, pode ajudar de forma correta quem está necessitando da ajuda.


Palestrante - Leonardo E. Paterlini é psicólogo clínico com especialização em Farmacologia. Formado pela Universidade Católica de Santos em 2001, tem mais de 15 anos de experiência em instituições de atendimento de adicções. Atualmente, além de professor em cursos de capacitação de agentes multiplicadores, trabalha no tratamento de compulsões, stress e problemas existenciais na Comunidade Terapêutica Caminho da Vida, no SPA do Casa Grande Hotel e em consultório particular. Parterlini também é palestrante e consultor em empresas, instituições e escolas.


Projeto de Atendimento às Famílias - O projeto visa não só dar apoio psicológico nos momentos mais críticos, mas também prestar as informações e orientações sobre o problema, capacitando os envolvidos a saber lidar com a situação.


As reuniões fechadas aos familiares de dependentes químicos ocorrem duas vezes na semana. Às segundas-feiras os encontros são realizados a partir das 19h, no Centro de Referência do Idoso. Às quartas-feiras ocorrem na sede do Cadeq, às 14h, na Travessa José Vicente, 50, no Sítio Cafezal, atrás do Teatro do Kaos.


Já as reuniões especiais, abertas ao público em geral e sempre com um convidado para interagir com o público presente, ocorrem toda última segunda-feira do mês, também no Centro de Referência do Idoso, a partir das 19h.

Clique aqui para download de fotos


93 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo