CADEQ RECEBE CONVITE DA FUNDAÇÃO CASA PARA PROMOVER REUNIÕES COM FAMILIARES DOS ADOLESCENTES



As reuniões serão realizadas nos Casas de São Vicente, Santos e Guarujá


Formalizar o convite para que o Centro de Apoio, Desenvolvimento e Qualificação (Cadeq) realize reuniões com as famílias dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nos Centros de Internação da Fundação Casa foi o objetivo da visita do Diretor Regional Luiz Carlos Ribeiro e da Chefe de Seção Técnica Sônia Maria de Barros ao Cadeq, realizada na última segunda-feira (17). Os dois funcionários foram recebidos pelo presidente do Centro, Severino Correia (Sivuca). Eles explicaram que a princípio o trabalho será desenvolvido em três unidades da instituição: em São Vicente, Santos e Guarujá.


A intenção é que o Cadeq promova estas reuniões ao longo de todo o ano de 2019, com cronograma a ser elaborado, objetivando informar aos familiares sobre os serviços da rede de assistência social e a importância de buscar este auxilio. Além disso, estas reuniões abordarão temas como o resgate e fortalecimento de vínculos familiares, os direitos que assistem aos jovens e ainda sobre o transtorno da codependência, que é um termo usado na área de Saúde para descrever o comportamento de pessoas fortemente ligadas emocionalmente a outras e que, por conta disso, desenvolvem uma dependência psicológica que faz com que deixem de viver a própria vida para viver a do outro.


Segundo Sivuca, geralmente os familiares destes jovens - ao lidarem com este problema - se tornam pessoas inseguras, controladoras, autodesvalorizadas, fragilizadas e infelizes. Estes sentimentos criam barreiras que prejudicam o relacionamento familiar saudável. “Estas reuniões são uma forma das famílias terem uma nova percepção da situação e se fortalecerem para que - quando o adolescente retornar ao lar - elas possam realizar os encaminhamentos necessários para sua plena ressocialização”. A intenção do presidente do Cadeq é convidar outros órgãos, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) para participar destas reuniões.


O diretor Luiz Carlos Ribeiro destacou que este tipo de parceria é uma forma de aproximar ainda mais a Fundação Casa da rede que atende aos jovens nos municípios. Deste modo, estes teriam um suporte para sua inserção no mercado de trabalho, na continuidade da escolarização, entre outras medidas necessárias para o convívio social saudável.


Também participaram pelo Cadeq a assistente social Odete do Carmo e o coordenador de Comunicação Serafim Neto.

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo