top of page

Cadeq completa 19 anos de prestação de serviços à sociedade

Live’ na página oficial do Facebook comemora a data


O Centro de Apoio, Desenvolvimento e Qualificação (Cadeq), entidade cubatense voltada ao apoio à recuperação de dependentes químicos e atendimento às famílias completa 19 anos no dia 26 de junho. Durante este período desenvolveu várias ações não só na Cidade, mas também na região metropolitana e em outros municípios do Estado. Para celebrar a data, será promovida uma ‘live’ com membros da diretoria do Cadeq e os convidados Alessandro Oliveira, psicólogo licenciado da entidade, e Heligtom D Almêida, diretor da comunidade terapêutica Luz. O evento será transmitido pela página ofical do Cadeq no Facebook - https://www.facebook.com/Cadeq.SPH/ - a partir das 19hs.


O Cadeq, que tem sede na Travessa José Vicente, 50, Sítio Cafezal, em Cubatão, realiza diversos serviços de atendimento na área da dependência química, como o acompanhamento de adictos, abrigados em instituições da Baixada e do Estado. Ao mesmo tempo, presta assistência social e psicológica às famílias destes dependentes. Tudo isso de forma gratuita.

Pandemia – Em consonância com os esforços de todos em conter a disseminação do coronavírus e seguindo as orientações do Ministério da Saúde, do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Cubatão, o Cadeq passou a prestar os serviços de forma virtual. Os atendimentos individuais estão sendo realizados por celular e/ou whatsapp. Já as reuniões de autoajuda com familiares e dependentes químicos estão sendo feitas por meio de aplicativo de reunião online.


As reuniões online com os familiares dos dependentes ocorrem duas vezes na semana. Nas quartas-feiras, as reuniões ocorrem a partir das 14h30. Já nas quintas-feiras, o encontro ocorre às 19hs.


Os dependentes químicos também contam com um atendimento virtual. É o Plano de Prevenção à Recaídas – PPR, que são realizados no sábado, às 16hs.


Rede de atendimento - “A porta de entrada da assistência aos dependentes químicos é a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O Cadeq, que também atua estreitamente com Secretaria de Assistência Social, faz atendimento complementar, no qual o acompanhamento às famílias tem papel fundamental”, informa Severino Correia (Sivuca), um dos fundadores e atual presidente da entidade.


O projeto de atendimento às famílias está sob responsabilidade da assistente social Odete do Carmo Silva. Ela explica que as famílias ficam muito vulneráveis psicologicamente quando constatam que um de seus membros é dependente químico. “Diversos fatores, entre eles o complexo de culpa, contribuem para isso e até provocam desestruturação familiar”, diz.


A atuação do Cadeq visa não só a dar apoio psicológico aos adictos e familiares nos momentos mais críticos, mas, também, prestar informações e orientações sobre como o lidar com o problema, esclarece Odete. Desde sua fundação, a entidade atendeu milhares de famílias.


Reconhecimento - Em seus 19 anos, o Cadeq foi alvo de diversas manifestações de reconhecimento da sociedade e do poder público. Em 2009, recebeu o certificado Valorização da Vida, do Conselho de Políticas Antidrogas do Governo do Estado, por ter sido considerada a entidade do setor mais atuante na Baixada Santista.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page