top of page

Cadeq completa 18 anos de prestação de serviços à sociedade


Evento comemorativo ocorre na próxima quarta, dia 26


O Centro de Apoio, Desenvolvimento e Qualificação (Cadeq), entidade cubatense voltada ao apoio à recuperação de dependentes químicos e atendimento às famílias, atinge a maioridade dia 26 de junho. São 18 anos de atividades desenvolvidas não só na Cidade, mas também na região metropolitana e em outros municípios do Estado. Para celebrar, promove palestras com os psicólogos Alessandro Oliveira e Eustázio Filho, além de painel informativo com a irmandade de Narcóticos Anônimos (NA). O evento, a partir das 18h30, ocorre no Bloco Cultural de Cubatão, na Praça dos Emancipadores, s/n, Centro.


O evento será aberto por membros do NA, por meio de painel informativo ao público do Comitê de Serviços de Área do Caminhos do Mar. Após explanação sobre as atividades da instituição, o psicólogo Eustázio Filho, referência na área de dependência química, abordará o tema “Prevenção às drogas!”. Finalizando a parte formal do evento, Alessandro Oliveira, um dos fundadores do Cadeq, realizará uma explanação sobre os 18 anos de atividades da entidade e sua importância no processo de recuperação de dependentes químicos ao longo deste tempo. Ao final, haverá confraternização.


O Cadeq, que tem sede provisória na Travessa José Vicente, 50, Sítio Cafezal, em Cubatão, realiza diversos serviços de atendimento na área da dependência química, como o acompanhamento de adictos, abrigados em instituições da Baixada e do Estado. Ao mesmo tempo, presta assistência social e psicológica às famílias destes dependentes. Para isso, mantém reuniões duas vezes por semana. Às segundas-feiras (19 horas) no Centro de Referência do Idoso, (Rua Dr. Fernando Costa, 181), na Vila Santa Rosa, em Cubatão/SP, e quartas-feiras (14 horas), na sede do Cadeq. A entidade fica aberta, para atendimento geral, de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas.


Atendimento - “A porta de entrada da assistência aos dependentes químicos é a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O Cadeq, que também atua estreitamente com Secretaria de Assistência Social, faz atendimento complementar, no qual o acompanhamento às famílias tem papel fundamental”, informa Severino Correia (Sivuca), um dos fundadores e atual presidente da entidade.


O projeto de atendimento às famílias está sob responsabilidade da assistente social Odete do Carmo Silva. Ela explica que as famílias ficam muito vulneráveis psicologicamente quando constatam que um de seus membros é dependente químico. “Diversos fatores, entre eles o complexo de culpa, contribuem para isso e até provocam desestruturação familiar”, diz.


A atuação do Cadeq visa não só a dar apoio psicológico aos adictos e familiares nos momentos mais críticos, mas, também, prestar informações e orientações sobre como o lidar com o problema, esclarece Odete. Desde sua fundação, a entidade atendeu milhares de famílias.


Reconhecimento - Em seus 18 anos, o Cadeq foi alvo de diversas manifestações de reconhecimento da sociedade e do poder público. Em 2009, recebeu o certificado Valorização da Vida, do Conselho de Políticas Antidrogas do Governo do Estado, por ter sido considerada a entidade do setor mais atuante na Baixada Santista.


Texto: Comunicação do Cadeq com informações de Paulo Mota - MTb 12.814 - Secom/PMC


Clique aqui para fotos

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page